O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Recreio (21) 2420-5032 / 2437-6800 / 3546-5198    Copacabana (21) 2548-6104

Capsulite Adesiva (Perguntas & Respostas)

 

1- O que é Capsulite Adesiva? Quais são as suas 3 fases?

É uma doença do ombro caracterizada por dor e rigidez (perda de movimentos) do ombro. Ela ocorre por contratura da cápsula articular. Afeta principalmente mulheres entre 40 e 65 anos. Apresenta 3 fases: dolorosa, de congelamento e de descongelamento.



2-Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico é pela conversa e exame físico com o Especialista. Fazer o diagnóstico precoce (antes de perder os movimentos) não é uma tarefa fácil. O médico deve estar atento para não se confundir com outras doenças do ombro (até porque outra doença pode estar presente).
Não existe exame específico laboratorial ou radiológico. O único exame complementar que pode fazer o diagnostico é a resonância magnética com contraste ( artro-ressonância ).

3- O que favorece o seu aparecimento? Qual a sua evolução?

Pacientes com doenças do ombro, diabetes, depressão, ansiedade, cirurgia mamária, doenças da tireóide e neurológicas, tem maior risco. A capsulite adesiva mesmo se não for tratada,tem cura espontânea em cerca de 1 a 2 anos. Porém, devemos tratá-la para que os sintomas (dor e limitação de movimentos) sejam menos intensos e durem por menos tempo.

4- Qual o tratamento?

O tratamento é clínico na maioria dos casos. Ele consiste de vários medicamentos, bloqueios anestésicos do nervo suprascapular com marcaina e fisioterapia. O paciente deve ter persistência e empenho. O tratamento pode ser longo. Nos raros casos em que o tratamento não evolui bem, existe a possibilidade da cirurgia por videoatroscopia, isto é, com micro-câmeras e mini-cortes.

Subir