É uma doença do ombro caracterizada por dor e rigidez (perda de movimentos) do ombro. Ela ocorre por contratura da cápsula articular.
Leia maisPassos no tratamento cirúrgico da Luxação AC com a técnica de Artrodese com banda de tensão AC.
1867- Boinet – Primeira Descrição
1904- Mauclaire – Aspectos Clínicos
1933- Milch – Alteração do ângulo superior da escápula
1934- Codman – Devido a tônus muscular alterado e
A clavícula é o sítio de fratura mais freqüente na criança. No adulto é responsável por cerca de 45% das fraturas que ocorrem na cintura escapular.
Tratamos as fraturas da clavícula com base na seguinte classificação:
Grupo I: Fraturas do terço médio
Grupo II: Fraturas do terço distal
Tipo I - Desvio mínimo
A fratura do colo cirúrgico é a mais comum das proximais do Úmero. É uma fratura extra-capsular, estando as inserções musculares do manguito rotador inseridas no fragmento proximal.
Isto mantém uma boa vascularização para a cabeça umeral e uma baixa incidência de necrose avascular.
São fraturas bastante comuns, principalmente em pacientes idosos, devido a osteopenia. Podem apresentar como mecanismo de trauma queda sobre o membro superior estendido, ou um trauma lateral ao ombro. Ocorre tração superior e posterior do fragmento ósseo da grande tuberosidade
Leia maisA fratura em três partes do úmero proximal é motivo de controvérsias quanto ao seu tratamento. As principais controvérsias são: Osteossíntese X Hemiartroplastia, Redução Fechada ou Aberta Limitada com Fixação
Leia maisA instabilidade do ombro é o que popularmente chamamos de “ombro que sai do lugar”. Instabilidade do ombro é o nome dado a doença, em que o paciente não tem firmeza, segurança da articulação.
Leia maisExiste uma relação bem estreita entre as patologias de luxação e instabilidade do ombro.
Antes se pensava que as luxações se deviam exclusivamente a uma lesão traumática que gerava uma desinserção do complexo labrum-ligamentar do rebordo da glenóide e que as instabilidades se relacionavam a uma cápsula hipermóvel.
LER ou DORT não é nome de uma doença. LER ou DORT é o termo usado para agrupar uma série de doenças relacionadas ao trabalho ou esforço repetitivo.
Cada tipo de LER tem um tratamento específico. Por isso, não podemos aceitar um diagnóstico de “LER” ou “tendinite”.
O manguito rotador é o grupo de músculos (subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor) que cobre a cabeça do úmero e tem grande importância na estabilização, na força e na mobilidade do ombro. Ele pode sofrer lesões em grandes traumas, porém o mais freqüente é a lesão
Leia maisÉ a mais enigmática das patologias que ocorre ao redor do ombro, sendo difícil de definir e de tratar. Recentes estudos revelam que acontece uma fibromatose da capsula e em particular do ligamento coracoumeral e intervalo rotador. É similar a dç. de
Leia maisDiminuição do quadro álgico; Relaxamento da musculatura; Posicionamento gleno-umeral; Ritmo escapulo-torácico; ganho de amplitude de movimento.
1 - Massageamento da região operada
2 - Mobilização gleno-umeral e escapulo-torácica
3 - Alongamentos da coluna cervical e do membro operado
1 - Redução dos sintomas: Eletroterapia, Fototerapia, Termoterapia e Crioterapia.
2 - Mobilização escapular e movimentos acessórios da glenoumeral.
3 - Mobilização passiva da glenoumeral.
Não. Bursite não é nome de doença.
Bursite é uma manifestação presente em várias doenças do ombro: Síndrome do impacto, rotura do manguito rotador, artropatia do manguito rotador
Depósitos calcificados (fosfato de cálcio ou carbonato de cálcio), podem ocorrer em qualquer tendão principalmente em sua junção com o osso. O ombro é o principal sítio do corpo onde acontece esses depósitos. Na maioria das vezes, isto é atribuído a tensão do tendão acima da cabeça do úmero, aos traumatismos repetitivos do tendão em baixo do acrômio, e ao diminuído aporte sanguíneo, com resultante depósito de cálcio no tecido colágeno necrótico.
Leia maisÉ uma doença caracterizada pelo depósito de calcificações dentro dos tendões que movimentam o ombro (manguito rotador). Afeta principalmente mulheres entre 30 e 50 anos. Acomete mais o lado direito (em 25% é bilateral).
O depósito de cálcio ocorre por características