O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Recreio (21) 2420-5032 / 2437-6800 / 3546-5198    Copacabana (21) 2548-6104

Cirurgia do Ombro

 

1- O que é Capsulite Adesiva? Quais são as suas 3 fases?

É uma doença do ombro caracterizada por dor e rigidez (perda de movimentos) do ombro. Ela ocorre por contratura da cápsula articular.

Leia mais

Passos no tratamento cirúrgico da Luxação AC com a técnica de Artrodese com banda de tensão AC.







Leia mais
História:

1867- Boinet – Primeira Descrição
1904- Mauclaire – Aspectos Clínicos
1933- Milch – Alteração do ângulo superior da escápula
1934- Codman – Devido a tônus muscular alterado e

Leia mais


A clavícula é o sítio de fratura mais freqüente na criança. No adulto é responsável por cerca de 45% das fraturas que ocorrem na cintura escapular.

Tratamos as fraturas da clavícula com base na seguinte classificação:

Grupo I: Fraturas do terço médio
Grupo II: Fraturas do terço distal
Tipo I - Desvio mínimo

Leia mais
(Colo Cirúrgico)

A fratura do colo cirúrgico é a mais comum das proximais do Úmero. É uma fratura extra-capsular, estando as inserções musculares do manguito rotador inseridas no fragmento proximal.
Isto mantém uma boa vascularização para a cabeça umeral e uma baixa incidência de necrose avascular.

Leia mais
Definição:

São fraturas bastante comuns, principalmente em pacientes idosos, devido a osteopenia. Podem apresentar como mecanismo de trauma queda sobre o membro superior estendido, ou um trauma lateral ao ombro. Ocorre tração superior e posterior do fragmento ósseo da grande tuberosidade

Leia mais
Definição:

A fratura em três partes do úmero proximal é motivo de controvérsias quanto ao seu tratamento. As principais controvérsias são: Osteossíntese X Hemiartroplastia, Redução Fechada ou Aberta Limitada com Fixação

Leia mais
1 - O que é instabilidade do ombro?

A instabilidade do ombro é o que popularmente chamamos de “ombro que sai do lugar”. Instabilidade do ombro é o nome dado a doença, em que o paciente não tem firmeza, segurança da articulação.

Leia mais

Existe uma relação bem estreita entre as patologias de luxação e instabilidade do ombro.
Antes se pensava que as luxações se deviam exclusivamente a uma lesão traumática que gerava uma desinserção do complexo labrum-ligamentar do rebordo da glenóide e que as instabilidades se relacionavam a uma cápsula hipermóvel.

 
Leia mais
1 - O que é LER ou DORT?

LER ou DORT não é nome de uma doença. LER ou DORT é o termo usado para agrupar uma série de doenças relacionadas ao trabalho ou esforço repetitivo.
Cada tipo de LER tem um tratamento específico. Por isso, não podemos aceitar um diagnóstico de “LER” ou “tendinite”.

Leia mais
O que é?

O manguito rotador é o grupo de músculos (subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor) que cobre a cabeça do úmero e tem grande importância na estabilização, na força e na mobilidade do ombro. Ele pode sofrer lesões em grandes traumas, porém o mais freqüente é a lesão 

Leia mais
Introdução:

É a mais enigmática das patologias que ocorre ao redor do ombro, sendo difícil de definir e de tratar. Recentes estudos revelam que acontece uma fibromatose da capsula e em particular do ligamento coracoumeral e intervalo rotador. É similar a dç. de

Leia mais
Fase I - Objetivos:

Diminuição do quadro álgico; Relaxamento da musculatura; Posicionamento gleno-umeral; Ritmo escapulo-torácico; ganho de amplitude de movimento.
1 - Massageamento da região operada
2 - Mobilização gleno-umeral e escapulo-torácica
3 - Alongamentos da coluna cervical e do membro operado

Leia mais
Objetivos:

1 - Redução dos sintomas: Eletroterapia, Fototerapia, Termoterapia e Crioterapia.
2 - Mobilização escapular e movimentos acessórios da glenoumeral.
3 - Mobilização passiva da glenoumeral.

Leia mais
1 - Toda dor de ombro é Bursite?

Não. Bursite não é nome de doença.
Bursite é uma manifestação presente em várias doenças do ombro: Síndrome do impacto, rotura do manguito rotador, artropatia do manguito rotador

Leia mais
Introdução:

Depósitos calcificados (fosfato de cálcio ou carbonato de cálcio), podem ocorrer em qualquer tendão principalmente em sua junção com o osso. O ombro é o principal sítio do corpo onde acontece esses depósitos. Na maioria das vezes, isto é atribuído a tensão do tendão acima da cabeça do úmero, aos traumatismos repetitivos do tendão em baixo do acrômio, e ao diminuído aporte sanguíneo, com resultante depósito de cálcio no tecido colágeno necrótico.

Leia mais
1- O que é Tendinite Calcária?

É uma doença caracterizada pelo depósito de calcificações dentro dos tendões que movimentam o ombro (manguito rotador). Afeta principalmente mulheres entre 30 e 50 anos. Acomete mais o lado direito (em 25% é bilateral).
O depósito de cálcio ocorre por características

Leia mais
Subir